Institucional

Estatísticas dos Aeroportos

Concessão de Uso de Áreas

Ações e Programas

Convênios

Despesas

Auditorias

Processos de Contas Anuais

Licitações e contratos

Incentivos

Audiências e Sessões Públicas

Empregados

Perguntas frequentes

Infraero Saúde

Sobre a Lei de Acesso à Informação

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO - SIC

Carta de Serviços ao Cidadão

Informações Classificadas

bt_pesquisa_maior2
Sobre Negócios Comerciais
 
1.Como faço para obter áreas em aeroportos para exploração de atividades comerciais?
As concessões de uso de áreas comerciais são, na forma da Lei, previamente licitadas, sendo os consequentes contratos firmados por períodos limitados com os vencedores desses certames. Os Gerentes Comerciais dos aeroportos estão à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e apresentar as futuras licitações que ocorrerão.
 
2.Como fico sabendo das licitações para atividades comerciais?
Além de colher informações junto aos Gerentes Comerciais, a página da Infraero na internet (www.infraero.gov.br) traz todas as licitações em curso na rede da empresa, sendo possível pesquisar aquelas de interesse do usuário, tanto por objeto como por aeroporto. É possível, também, acompanhar o desenrolar das licitações, podendo o interessado se cadastrar para receber as informações atualizadas e pontuais.
 
3.Qual documentação será exigida nas licitações de concessão de uso de áreas?
Além de possuir registro perante às Juntas Comerciais para o objeto pretendido, a empresa deverá apresentar as Certidões Negativas exigidas pela Lei nº 8.666/93, demonstrando quitação das obrigações fiscais e trabalhistas, bem como junto a Receita Federal.
 
4.Em média, qual é o prazo contratual para exploração de atividade comercial nos aeroportos?
Nas concessões sem investimentos, ou seja, nas atividades de varejo, alimentação e serviços dentro dos Terminais de Passageiros em que não haverá reversão de benfeitorias ao Patrimônio da União, os contratos de concessão têm, em média, 120 meses de vigência. Nas concessões com investimentos, o prazo é de até 240 meses.
 
 
5.Quero divulgar/explorar um novo “nicho” de negócios nos aeroportos. Como proceder?
Nos aeroportos da Infraero há espaço para o desenvolvimento de diferentes modalidades de negócios nos diversos setores da economia. Gradativamente, os terminais se transformam em grandes centros comerciais, com ampla oferta de produtos, serviços e facilidades. A proposta da Infraero é tornar esses espaços cada vez mais funcionais e agradáveis, com múltiplas opções de serviços, alimentação, entretenimento e conveniência. A oferta de espaços comerciais surge à medida que novas áreas são criadas, ampliadas ou renovadas. O mix de lojas é definido por meio de pesquisas mercadológicas, de opinião e satisfação, assim, a Infraero tem a certeza de que assegura o melhor negócio para seus parceiros e oferece produtos de qualidade aos passageiros e usuários de seus aeroportos. O interessado poderá procurar um aeroporto específico, diretamente com a Gerência Comercial, ou, se for um projeto mais amplo, agendar uma visita à Superintendência de Negócios em Varejo Aeroportuário, em Brasília, por meio do telefone (61) 3312-3538.
 
6.Quero reclamar de um determinado concessionário, ou de seu produto ou de seu serviço. Como proceder para oficializar minha reclamação?
A reclamação poderá ser feita pelo Sistema de Ouvidoria da Infraero, de forma escrita nos aeroportos, ou pelo site da Infraero (www.infraero.gov.br), no link Ouvidoria, ou pelo telefone, via Central de Atendimento 0800  727 1234, ou ainda, protocolar junto ao Gerente Comercial do respectivo aeroporto, juntando nos autos os comprovantes necessários à identificação do concessionário.
 
7.Como faço para colocar um anuncio/propaganda no Aeroporto?
Os espaços são disponibilizados em blocos (lotes) ou individualmente, conforme o interesse da administração. São publicados em editais de licitação amplamente divulgados na internet, jornais locais, associações comerciais, no Diário Oficial da União, entre outros, permitindo–se a participação de anunciantes diretos ou empresas de publicidade que tenham interesse em comercializar os pontos publicitários.
 
8.Quais tipos de instalações podem ter no sítio aeroportuário?
No sítio aeroportuário, há possibilidade de instalação de inúmeros empreendimentos, com destaque para: Hotéis, Edifícios Garagens, Estacionamentos, Centro de distribuição – CD, Locadoras de veículos, Postos de abastecimento, Espaços para Feiras, Eventos e Exposições. Além de Centros de Convenções, Restaurantes, Centros de Manutenção de companhias aéreas, Escolas de aviação, Hangares, Serviços de apoio ao Transporte Aéreo, Agências de automóveis, Agrobusiness etc.
 
AddThis Social Bookmark Button