bt_pesquisa_maior2
VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Coleta Seletiva

MeioAmbiente

 

A implantação da coleta seletiva na Infraero

A Coleta Seletiva na INFRAERO começou oficialmente com a constituição das Comissões da Coleta Seletiva exigida no Decreto 5.940 de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.

A implantação da Coleta Seletiva tem como finalidade dar destinação ambientalmente correta aos resíduos recicláveis por meio das Cooperativas de Catadores de Lixo, que revendem estes resíduos para a reciclagem, conforme  o citado Decreto.

Foi escolhido um membro de cada área que a Superintendência de Meio Ambiente julgou necessário. As áreas escolhidas foram o próprio Meio Ambiente, a Superintendência de Administração Geral da empresa, responsável pelos empregados contratados para recolherem o lixo  nas dependências da INFRAERO; a Superintendência de Comunicação Social,  responsável pela informação ao público interno e externo dos fatos que acontecem na Empresa e a Assessoria de Informática,  responsável pelo sistema de informática,  a comunicação informatizada e informática geral.

Feito o Ato Administrativo e assinado pelo o Presidente da INFRAERO, a Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Sede (CCSS) fez uma visita aos Correios e Telégrafos e à Câmara dos Deputados para saber como foi realizada a implantação naqueles órgãos.

Realizadas as visitas e de posse das informações, foi realizado levantamento das peças que seriam necessárias para a implantação da Coleta e o material reciclado a ser separado. Foram decididas as seguintes peças:

1) Adesivos dos Coletores de Copo - Para sinalizar/identificar os coletores de copos descartáveis como “água” e “café”;

2) Cartazes - Para divulgação da Coleta Seletiva, empregados da INFRAERO e   usuários dos Aeroportos;

3) Cartilhas - Conscientizar os empregados da INFRAERO e usuários dos Aeroportos o que é a coleta seletiva, sua importância e os benefícios para os homens e o meio ambiente;

4) Caixa Coletora de Papel - Para colocação dos papéis que não servem mais para uso, para posterior recolhimento e entrega a uma Cooperativa de Catadores de Papel;

5) Coletores de Copo - Para descarte e acondicionamento de copos plásticos de água e café usados, para posterior recolhimento e entrega a uma Cooperativa de Catadores de Papel;

6)  Lixeira Coleta Seletiva Cilíndrica 4 cores 50 Litros  -  Para colocação em todos os escritórios da Sede, visando separar os objetos de vidro, metal, orgânico e papel, para posterior recolhimento do pessoal da Limpeza;

7) Lixeira Coleta Seletiva 3 cores no Suporte 25 Litros - Para colocação nas áreas de circulação da INFRAERO.

8) E os resíduos a serem separados seriam:  papel branco, papel misto, papelão, PET, alumínio, Seda (são todos os plásticos ) e ferro, este último em pouca quantidade.

É importante ressaltar que a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, nº 275 de 25 de abril de 2001, definiu as cores para cada tipo de material, conforme segue: Vermelho – plástico; Verde – vidro; Amarelo – metal; Preto – madeira; Laranja – resíduos perigosos; Branco – resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde; Roxo – resíduos radioativos; Marrom – resíduos orgânicos; Cinza – Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, que não podem ser reciclados.

A aquisição desses materiais foi realizada dentro da legislação na modalidade PREGÃO. Durante este processo, a CCSS se reuniu para conversar como seria a distribuição das peças nas áreas comuns e escritórios da INFRAERO; a sensibilização dos empregados; a contratação das cooperativas  e a data da implantação.  

Foi feito um levantamento com a CENTCOOP - Central de Cooperativas de Catadores de Recicláveis do Distrito Federal, criada em 15/02/2006, responsável pelas Cooperativas que atuam em Brasília, para saber quantas delas haviam e se estavam de acordo com o Decreto 5.940/2006.

Para saber um pouco mais sobre as cooperativas, a organização dos Catadores no Brasil iniciou-se em 1985, com a formação da Associação de Carroceiros no Município de Canoas, e em 1986, com a fundação da Associação de Catadores de Material de Porto Alegre da Ilha Grande dos Marinheiros, na Região Metropolitana de Porto Alegre (MARTINS, 2004).

Foi providenciada a Dispensa de Licitação para contratação das Cooperativas. Dentre as que participaram 14 (catorze) foram habilitadas para atuarem na INFRAERO, por atenderem o Artigo 3º do Decreto 5.940 que diz que:  as Cooperativas devem estar formal e exclusivamente constituídas por catadores de materiais recicláveis e que tenham a catação como única fonte de renda; não possuam fins lucrativos; e possuam infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis.

Com a contratação da Cooperativa, a INFRAERO iniciou a Coleta Seletiva no dia 01/02/2009. Para começar a sensibilização dos empregados, a CCSS criou a campanha “RECICLE SEUS CONCEITOS”. Foram distribuídas 30 mil cartilhas/agendas demonstrando a importância da Coleta Seletiva e como podemos cooperar.

 

meioambiente1

Foram dispostas lixeiras coloridas dos 04 (quatro) tipos de resíduos (vidro, papel, metal e orgânico), dentro dos escritórios e em cada mesa foi colocado um coletor de papéis.

 

meioambiente2

Na área de circulação comum, no hall dos elevadores, foram colocados conjunto de lixeiras de papel, plástico e metal, nas cores azul, vermelho e amarelo.

meioambiente3

Foram espalhados em todos os andares cartazes sobre a Campanha da Coleta Seletiva na INFRAERO e coletores para copos de água e de café, devidamente sinalizados com os adesivos “água” e “café”, perto dos filtros de água e das máquinas de café. Foram envelopados os 9 elevadores da Infraero, sendo 07 na Sede/ Setor Comercial Sul e 02 na Sede/Aeroporto.

 

meioambiente4

Foram publicadas, durante toda a semana que antecedeu a implantação da Coleta Seletiva, pílulas explicativas informando o que é a Coleta Seletiva, como ela aconteceria na empresa e a importância dela para a INFRAERO e o Meio Ambiente.

 

adesivo_meio_ambiente

 

No dia 08 de abril de 2010, a CCSS recebeu da Cooperativa COOPERE, o relatório com o resultado da coleta na INFRAERO nesses 02 meses: foram recolhidos 9.127 quilos de material reciclável.

Continuando a Campanha “RECICLE SEUS CONCEITOS”, foram distribuídas 1.500 (hum mil e quinhentas) canecas térmicas de acrílico na cor vermelha, com tampa giratória, possibilitando o empregado beber na caneca com ela  tampada ou não, o que foi um sucesso!!

meioambiente5


O objetivo da aquisição e distribuição dessas canecas foi diminuir o consumo de copos plásticos na empresa pelos empregados. Os copos plásticos disponibilizados nos corredores perto dos filtros de água, ficaram para uso dos  visitantes.

No dia 5 de junho, dia Internacional do Meio Ambiente, foi realizada nas instalações da INFRAERO, durante toda a semana do Meio Ambiente ( 6 a 10 de junho/2011) uma exposição de peças elaboradas de materiais reciclados da Cooperativa CATAGUAR, com o objetivo de mostrar aos empregados da INFRAERO, a importância da nossa atitude em separar os resíduos nos recipientes corretos e que, com esse pequeno gesto nosso é gerada renda para os cooperados. A CATAGUAR também trouxe amostras do sabão feito com óleo de cozinha usado e forneceu a receita. E para incentivar ainda mais os empregados da INFRAERO, estes puderam trazer de suas casas  materiais recicláveis ou não como: brinquedos, cartões de telefone usados, aparelhos quebrados, garrafas pet, latas de alumínio, embalagens tetra pak, óleo usado, etc. que foram recolhidos pela Cooperativa Cataguar. A Coleta Seletiva da Sede pode ser considerada como um exemplo de boas práticas em andamento na empresa.

A atual Comissão da Coleta Seletiva da Sede – CCSS foi constituída pelo Ato Administrativo nº 2614/DE/2001 de 23/09/2011 e está representada pelos seguintes empregados: Lenita Lopes da Cruz – DTME(MELR-1), Alessandra Christina Trindade Lima – AGAG(AGAS-2), Conceição de Maria G. S.Rodrigues – PRMC e Ivanete Abrantes – DTME.

Aos pouco a consciência “verde” entre os empregados está sendo despertada. É preciso estar comprometido e acreditar. Depende só de você!

 

AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil    selo_participe
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL