bt_pesquisa_maior2
Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder

navegantes_25-10-2013 

O atual Aeroporto Internacional de Navegantes originou-se com a construção da pista de pouso e decolagem e de pátio de estacionamento para pequenas aeronaves em terras da Rela Fazenda, localizada no litoral, a três quilômetros a nordeste do centro do município de Navegantes, inaugurado em 12 de março de 1970.

A pista, inicialmente com 1.500 m, e o pátio de 150 x 73,5 m foram intensamente utilizados por agricultores e empresários locais. Ao longo dos anos, devido à intensidade do uso, a pista sofreu grande degradação além de tornar-se inadequada à operação de aeronaves de maior porte. O pavimento da pista era fraco e o sistema de drenagem, ineficiente. Procedeu-se, então, a elaboração do projeto de reforma e ampliação da pista no final da década de 70, a cargo da DIRENG.

Em outubro de 1978, o então Presidente da República General Ernesto Geisel inaugurou a nova pista ampliada para 1.701m de comprimento por 45m de largura, capaz de operar com aeronaves da categoria B, classificação usada na época, como o Boeing 737 e a Airbus A 320. O pátio também sofreu acréscimo para 198 x 73,5 m. Constou também dessa obra a ampliação do terminal de passageiros.

Em 17 de janeiro de 1980, foi realizada a transferência, tanto técnica, como administrativa e operacional, do Aeroporto de Navegantes para a INFRAERO, por intermédio da Portaria n° 090/GM5.

A Lei nº 10.634, de 30 de dezembro de 2002, dá ao Aeroporto o nome de Aeroporto de Navegantes – Ministro Victor Konder.O aumento da demanda por voos internacionais, especialmente os fretados para a região do Vale do Itajaí, que reúne as cidades de Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna e Rio dos Cedros, além das badaladas praias de Balneário Camboriú, Piçarras e Penha impulsionou a internacionalização do Aeroporto de Navegantes, que foi promulgada em novembro de 2004.

O terminal de passageiros passou por uma nova reforma, finalizada em julho de 2004, com a ampliação da área construída de 1.850m² para 5.200m² e inclusão da área de embarque e desembarque internacional.

No dia 9 de maio de 2014 entrou em funcionamento a segunda pista de taxiamento (taxiway) do Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder. A Taxi Bravo, construída em concreto asfáltico, tem de comprimento 80m e 25m de largura (7 a mais que a Taxi Alfa, permitindo mais agilidade e segurança nas operações do aeródromo.

As mais importantes linhas aéreas nacionais fazem voos diários com ligação direta para Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, que a partir delas, interligam Navegantes a todo o país. Em novembro de 2011 o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder ultrapassou a marca de 1 milhão de passageiros.

 

 

AddThis Social Bookmark Button