bt_pesquisa_maior2
Aeroporto Internacional de Uruguaiana - Rubem Berta

uruguaiana

Localizado na fronteira com Paso de Los Libres, na Argentina, no oeste do Rio Grande do Sul, o município de Uruguaiana é considerado o maior porto seco da América Latina. A sua importância é maior ainda por sua posição estratégica, junto aos países que compõem o bloco econômico do MERCOSUL. O aeroporto fica entre dois eixos rodoviários, a BR-290 e a BR-472, além de contar com uma ferrovia, cujo leito está a aproximadamente 2.500 metros de distância do terminal.

O aeroporto se encontra a 9 km do centro da cidade, em uma altitude de 78 metros. A temperatura média anual é de 16°C, com calor intenso no verão e inverno rigoroso. Distante 630 km de Porto Alegre, o município de Uruguaiana tem população de 126.936 habitantes. A pecuária e a agricultura são as principais atividades econômicas da região, que contam com cerca de 1.510 propriedades rurais.

 

HISTÓRICO

O Aeroporto Internacional de Uruguaiana - Rubem Berta, foi absorvido pela Infraero em 26 de outubro de 1980. Atualmente, opera apenas com aviação geral. Com mais de 700 mil metros de área construída, este é um dos maiores aeroportos do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Também habilitado para voos internacionais, é a principal porta de acesso à Argentina e Chile, envolvendo aeronaves que transportam empresários do ramo de carga, já que passam diariamente pelo seu Porto Seco a média de 900 caminhões de carga.

No sítio aeroportuário existe um hangar onde está sediada a Base Aérea de Fronteira, da Brigada Militar, que opera com um helicóptero H269 (Schweizer) e uma aeronave Bonanza (BE36), que realiza o patrulhamento das áreas de fronteiras, promovendo a segurança da região fronteira oeste.

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button