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Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho

Parnaiba

O Aeroporto de Parnaíba foi inaugurado em 19 de outubro de 1971, pelo então Presidente da República Gal.Ex. Emílio Garrastazu Médici. O aeroporto está localizado a 8 km do centro da cidade de Parnaíba, município com aproximadamente 147.000 habitantes; situado no litoral, Norte do Estado do Piauí, a 360 km da capital, Teresina; o município foi um grande exportador de produtos agropecuários para a Europa, cujo negócio representava uma fonte de geração de emprego e renda para cidade, chegando a ser instalados no município, os Consulados da Inglaterra, França e Portugal, que por esse motivo, nas décadas de 70, 80 e 90, as empresas aéreas: PARAENSE, TABA, VASP, VARIG, CRUZEIRO, RIO-SUL, NORDESTE e TRANSBRASIL chegaram a operar com voos regulares ligando as principais regiões do país e Europa.

No início de suas operações, o aeródromo foi administrado pelo Segundo Comando Aéreo Regional, COMAR II, e depois pelo Governo do Estado do Piauí, por meio de convênio celebrado com o Ministério da Aeronáutica, em fevereiro de 2000, o Governo do Estado (Gabinete Militar), renovou convênio pelo prazo de 15 anos, para administração e manutenção do aeroporto.

Em agosto de 1983, com a extinção do Departamento de Proteção ao Voo, DPV, unidade do Serviço Regional de Proteção ao Voo, SRPV-RF a Estação Meteorológica de Superfície (EMS-3), existente nesta Dependência, passou a ser administrada pela empresa de Telecomunicações da Aeronáutica S/A, TASA, por meio do seu Grupamento de Telecomunicações Aeronáuticas de Parnaíba (GTAPB). Em 1996, após absorção da TASA pela INFRAERO, passou a denominar-se Grupamento de Navegação Aérea de Parnaíba (GNAPB), estando em pleno funcionamento H-18.

Em julho de 2003, foi denominado como Aeroporto de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho, segundo Lei nº 010704, publicada no Diário Oficial da União nº 139, de 22.07.2003, em homenagem Póstuma ao Ex Prefeito do Município de Parnaíba-PI.

Em junho de 2004, passou a ser administrado pela Infraero por meio do convênio nº 14/2004/090, firmado pelo prazo de 05 (cinco) anos, prorrogável por igual período, com o objetivo de realizar as atividades inerentes à navegação aérea do Grupamento de Navegação Aérea de Parnaíba - denominado de GNA/PB, operação e administração do aeródromo e exploração comercial, diante da necessidade de fomentar o desenvolvimento integrado da região do Delta do Parnaíba, atendendo interesses comuns do Governo Estadual e da Infraero, e assim, promover a satisfação e segurança dos passageiros embarcados/desembarcados e apoiar o Governo Federal na consecução de metas e objetivos nacionais de expansão do turismo, com vistas a alavancar o crescimento do emprego e da renda da região, bem como a melhoria da balança de pagamentos.

Com intuito de tornar o aeroporto porta de entrada para os turistas estrangeiros destinados aos Lençóis Maranhenses (MA), do Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE), em 27 de outubro de 2005, foi habilitado para o Tráfego Aéreo Internacional de Passageiros, segundo portaria nº 1.234/GC5, do Comando da Aeronáutica. Com isso, ao final de 2006 e início de 2007, o Aeroporto recebeu oito voos charters procedente de Verona, na Itália.

Em 2009 foi concluída a obra de ampliação e reforço da pista de pouso e decolagem, passando para 2.500 metros de comprimento por 45 metros de largura, e capacidade de suportar a operação de aeronaves de grande porte, tipo o Boeing &¨&-300, cuja capacidade pode chegar a 300 passageiros.

A construção do novo pátio de manobras foi iniciada em 2011, tem sua previsão de conclusão para 2015, aumentando a capacidade de acomodação, possibilitando a operação simultânea de duas aeronaves de grande porte. O projeto para reforma e adequação do Terminal de Passageiros já está pronto, com previsão de execução até 2016.

Em março de 2014, ocorreu a retomadas das operações comerciais neste aeroporto, com a empresa AZUL Linhas Aéreas, com três frequências semanais, interligando as cidades de Teresina e Fortaleza.

 

 

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