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Aeroporto de Petrolina - Senador Nilo Coelho

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O tráfego aéreo em Petrolina iniciou-se no dia 16 de fevereiro de 1933, com a inauguração do primeiro campo de pouso da cidade e do primeiro pouso de avião do Correio Aéreo Militar – CAM, um Waco. Em 28 de março de 1941 iniciou-se a operação do trecho Rio de Janeiro / Bom Jesus da Lapa / Petrolina / Recife, realizada com uma aeronave Beechcraft 18, pela empresa Navegação Aérea Brasileira - NAB, fundada em 1939 como uma empresa pública em concorrência direta ao Syndicato Condor e Pan Am / Panair do Brasil, sendo suas operações encerradas em março de 1948.

A Navegação Aérea em Petrolina iniciou-se quando em 1958, o Ministério da Aeronáutica assumiu a responsabilidade dos encargos de manutenção e conservação do terminal de passageiros, pátio de estacionamento e pista de pouso, construídos, pela Superintendência do Vale do São Francisco – Suvale, que se localizavam na Praça Santos Dumont, no centro da Cidade de Petrolina.

O entorno do aeroporto crescia devido ao desenvolvimento desordenado da malha urbana. Com isso, a operação se tornava inviável pelo alto grau de insegurança atingido, tal era a frequência de invasões de animais e pessoas que cruzavam a pista de pouso. Diante da situação agravante, em 1978 foram iniciadas as obras do novo Aeroporto de Petrolina, sendo as mesmas concluídas no final do ano seguinte, permanecendo inativo até 1981.

Em 28 de outubro de 1981, o aeroporto foi oficialmente inaugurado. Na mesma época, foi realizada a transferência de jurisdição do Aeroporto de Petrolina, do Segundo Comando Aéreo Regional para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, na forma da Portaria nº 1363/GM-5, de 27/10/1981 e Ato Administrativo nº 328/INFRAERO/81, de 27 de outubro de 1981, sendo o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo - AFIS realizado pela empresa Telecomunicações Aeronáuticas S/A – TASA, sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério da Aeronáutica.

Em 21 de junho de 1984 foi iniciada a linha comercial com aviões de grande porte, como o Boeing 737, ligando quatro vezes por semana, Petrolina a Recife, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, encerrando uma época de operações apenas de pequenos aviões particulares e uma frequência diária dos Bandeirantes da Nordeste Linhas Aéreas Regionais, ligando Petrolina a Salvador e Recife.

A partir de 29 de fevereiro de 1996, a Telecomunicações Aeronáuticas S/A - TASA foi incorporada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, conforme Decreto Presidencial nº 1.691, de 01 de novembro de 1995. No ano de 2000, por meio da Portaria nº 95/CG-5, de 17/02/2000, o Aeroporto de Petrolina foi habilitado para o tráfego aéreo internacional de cargas. Pela Lei nº 10.505, de 08/07/2002, o Aeroporto de Petrolina passa a denominar-se "Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho".

Em 2004, o aeroporto foi reformado e ampliado o terminal de passageiros, passando para uma área de 2.027 m2, com capacidade para receber 150.000 passageiros anuais; ampliação do pátio de manobras, que permitiram melhor qualidade do reforço asfáltico da pista e do pátio de aeronaves, ampliado para 16.406 m², com cinco posições de estacionamento para aviões de grande porte e com dez posições no total e ampliação da pista de pouso e decolagem, permitindo a operação de aeronaves de grande porte como o Boeing 747-400.

Em 1º de novembro de 2010 passou a operar 24 horas.

Já em 2013 houve uma requalificação do terminal de passageiros com ampliações das salas de embarque e desembarque, passando de 307 m² para 788 m² na sala de embarque e de 235 m² para 777 m² na sala de desembarque. As áreas ampliadas também incluíram novos toaletes e um fraldário na área do embarque. A área de pátio de manobras para guardar os equipamentos de rampa também foi ampliada totalizando 2117 m². Com essa ampliação a capacidade de processamento passou para 1 milhão de passageiros anuais.

CENÁRIO ATUAL

A configuração atual da Navegação Aérea em Petrolina iniciou-se no ano de 2010, e vem desempenhando com satisfação as atividades desde o início das operações da TASA, no novo aeroporto localizado na BR 235, em 1981 e a partir de 1996 com a absorção da TASA pela Infraero.

A Navegação Aérea de Petrolina dispõe de:

• Gerência de Navegação Aérea;

• Estação de Telecomunicações (ECMB22) que presta o AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo) por meio de 06 Profissionais de Navegação Aérea – PNA (Operador de Estação Aeronáutica);

• Estação Meteorológica de Superfície (EMS-2/CMA-2) composta por 06 Profissionais de Meteorologia – PMET;

• Sala de Informações Aeronáuticas (AIS), composta por 02 Profissionais de Navegação Aérea – PNA (Técnico em Informações Aeronáuticas).

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA

A região Petrolina-Juazeiro encontra-se em posição privilegiada, devido ao fato de ser equidistante das sedes das regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Teresina e Fortaleza. Esta localização lhe proporciona uma função articuladora entre estas metrópoles e capitais regionais. E com relação ao tráfego aéreo, Petrolina dispõe de um radar instalado no DTCEA-PL, auxílios de rádio, VOR-DME; uma Estação de Comunicação VHF; uma Estação Meteorológica convencional e uma automática, principal e uma reserva, prontas para entrar em operação, como equipamentos que operam no intuito de proporcionar as melhores condições possíveis para segurança do voo na região.

PERSPECTIVAS FUTURAS

Diante de um crescente movimento, passando de 6.634 pousos e decolagens de aeronaves no ano de 2010 para 7.396 no ano de 2013. De 254.185 passageiros embarcados e desembarcados em 2010 para 473.471 (soma geral) em 2013, o Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho conta ainda com uma frequência semanal (madrugada das quartas-feiras) de um voo cargueiro para a Europa (Luxemburgo). Atualmente operam três empresas aéreas, totalizando sete voos diários, atendendo a demanda de transporte gerada pelo turismo de negócio (agronegócio) e ainda com um excelente espaço a ser ampliado no turismo de férias, o ecológico e o enoturismo.

 

 

 

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