bt_pesquisa_maior2
Aeroporto de Bacacheri

bacacheri_05_2014

No início da década de 1930, a aviação militar encontrou no bairro Bacacheri um excelente local para desenvolver suas atividades. Em 1932, o Correio Aéreo Nacional utilizava suas instalações, ligando Curitiba a outras importantes cidades brasileiras.

No mesmo ano, as instalações do Colégio Agrícola Estadual, com uma pista de pouso e decolagem, passaram à jurisdição do Ministério da Aeronáutica e do Aeroclube do Paraná. Com isso, a aviação civil em Curitiba se desenvolveu e, com o início da operação do aeroclube, passou a treinar, capacitar e exportar profissionais para o mercado brasileiro e internacional.

Em 31 de março de 1980, o Ministério da Aeronáutica, com o intuito de incentivar o desenvolvimento do aeroporto, transferiu a jurisdição do Aeroporto de Bacacheri para a Infraero. Logo depois, foi construído pátio de manobras, taxiways e terminais de passageiros. Esses investimentos proporcionaram, a partir da década de 90, a operação de diversas empresas aéreas regionais. Houve intenso desenvolvimento econômico em Bacacheri, que passou a oferecer lojas comerciais e serviços. Em 1997, em decorrência do grande movimento operacional, a Infraero transferiu a aviação regional para o Aeroporto Afonso Pena, para proporcionar mais conforto aos usuários.

 

AddThis Social Bookmark Button