VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Aeroporto de Montes Claros - Mário Ribeiro

montes_claros

Em 18 de dezembro de 1939, o governador Benedito Valadares inaugurou o Aeroporto Governador Valadares. A primeira empresa aérea a operar foi a Panair do Brasil, em 1942, ligando Montes Claros à Belo Horizonte, Salvador e Recife, ano em que iniciaram os serviços do correio aéreo postal. Em 1948, a Nacional Serviços Aéreos inaugurou sua atividade com vôos diários no percurso de montes Claros/Belo Horizonte nos aviões DC-3 com capacidade para 24 passageiros. Em 1957, a Nacional foi incorporada à Real Serviços Aéreos.

Em 1965, a Varig assumiu as linhas da Panair do Brasil, e Montes Claros passou a ser servida por aviões AVRO com capacidade para transportar 40 passageiros. Em 1974, a Varig implanta a era do jato em Montes Claros, com o Boeing 737, com capacidade para transportar 109 passageiros e mais de seis toneladas de bagagem e carga.

Em 1977, as atividades da Varig foram temporariamente suspensas, porque a pista não era adequada ao Boeing 737 – aeronave que quando carregada chega a atingir até 50.000 quilos. Foi realizada uma reforma na estrutura da pista, aumentada para 2.100 metros. A estrutura foi reforçada, o que permitiu o retorno das operações. No mesmo ano a Nordeste Linhas Aéreas se instala em Montes Claros, ligando a cidade com vôos regulares para Belo Horizonte e cidades baianas como Salvador, Guanambi e Vitória da Conquista. Em 1980, o Aeroporto passou a ser administrado pela Infraero.

Em 31 de outubro de 2004 a Varig realizou seu último vôo no norte de Minas, após 27 anos de atuação na região. A TRIP Linhas Aéreas que já atuava desde 1º de dezembro de 2001, passou a ser a única a explorar a rota para a Capital mineira, ampliando o número de vôos. Em 29 de novembro de 2004 a Oceanair começou a operar com vôos diários fazendo a linha Montes Claros/São Paulo e encerrou suas operações em 28/05/2010. Em 01/11/2010, a Gol Linhas Aéreas começou suas operações com vôos diários para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e, em 15 de março de 2012, foi a vez de a Azul Linhas Aéreas iniciar suas atividades, com vôos diários também para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

 
 
AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil    selo_participe
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL