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Aeroporto Internacional de Campo Grande

SBCG

O mais importante polo econômico e capital do Estado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Campo Grande foi fundada por mineiros que chegaram no século XIX, vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e da região Nordeste atraídos pelos campos de pastagens nativas e águas cristalinas.

Em 26 de agosto de 1899 a antiga Vila da Serra de Maracajú foi transformada em município, adotando o nome de Vila Campo Grande, e em 1910 tornou-se a comarca apelidada de cidade Morena por causa da cor vermelha de sua terra e da forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas.

Em 1932, o então Ministério da Guerra do Brasil (atual Ministério da Defesa) criou um Núcleo de Destacamento de Aviação na cidade de Campo Grande, com o objetivo de apoiar as aeronaves que transitavam pela região Centro-Oeste do Brasil. Na ocasião, foi construída uma infraestrutura mínima com uma pista de pouso de 600m de comprimento e 60m de largura para atender a nova base. Em 1933, o Exército ampliou a pista para 1400m de comprimento e 100m de largura. A partir da base, em 10 de março de 1934, foi inaugurada a primeira linha do Correio Aéreo de Fronteira, atendendo a região sul do antigo Estado de Mato Grosso (antes da criação do Mato Grosso do Sul), utilizando aviões Waco CSO.

Em 15 de setembro de 1945 nascia a Base Aérea de Campo Grande paralela ao aeroporto sul-mato-grossense, conhecida como a Sentinela do Pantanal. Cinco anos depois, em 1950, se iniciaram as operações aéreas comercias graças ao desenvolvimento da região que abriga o bioma do Pantanal.

Operada por aviões Junkers 52, de fabricação alemã, Campo Grande fazia parte da linha São Paulo/Três Lagoas/Campo Grande/Corumbá/Cuiabá. Até o início da década de 50 os aviões pousavam na região central de Campo Grande até a pista principal começar a ser construída em concreto e cimento.

Finalmente, por força da Lei Federal nº 1905 de 21 de julho de 1953, foi criado o Aeroporto Internacional de Campo Grande administrado pelo Ministério da Aeronáutica através do extinto Departamento de Aviação Civil-DAC. No mesmo ano - a bordo da aeronave Lockheed Constellation da Panair do Brasil - o então Presidente Getulio Vargas, pousava na cidade para inaugurar a pista de pouso e decolagens.

Em 20 de janeiro de 1964 foi inaugurado o primeiro Terminal de Passageiros e em 1967 foram construídos os pátios de estacionamento de aeronaves civil e militar em pavimentos rígidos, com o mesmo suporte da pista existente.

A partir de 3 de fevereiro de 1975 o aeroporto passou a ser administrado pela Infraero que logo providenciou a ampliação do pátio civil e começou a investir na infraestrutura do aeroporto.

Após a criação do novo Estado do Mato Grosso do Sul (1977), a Infraero resolveu ampliar o terminal de passageiros do aeroporto da capital sul-mato-grossense que teve sua área construída ampliada de 1.500 para 5.000 m2.

Em 1998, a empresa construiu uma nova área de embarque internacional ampliando novamente o terminal de passageiros para uma área total de 6.597,51 m2.

Hoje o aeroporto da capital sul-mato-grossense é um ponto de parada estratégico em relação aos países integrantes do MERCOSUL e aos grandes centros consumidores do País. Localizado a apenas 7 quilômetros do centro de Campo Grande, o aeroporto oferece suporte para a aviação comercial, regular regional, aviação geral e apoio fundamental para as operações militares além de alternativa imprescindível à aviação internacional. O espaço atual conta com duas pistas homologadas para pouso e decolagem, sendo a pista principal de 2.600 metros de comprimento por 45 metros de largura e direção 06/24 e a pista secundária de 2.500 metros de comprimento por 23 metros de largura. A capital sul-mato-grossense destaca-se pelo crescimento organizado, planejado e pelo seu traçado de avenidas largas e arborizadas.

Todas as operações do Aeroporto Internacional de Campo Grande são compartilhadas com a Base Aérea de Campo Grande e com o 3º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro - BAVEX (PANTERA).

 

 

 

 

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