VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira

imperatriz_jul2014

Situado a oeste da cidade, o Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira (MA) atende passageiros de voos domésticos.

No final da década de 1930, a cidade de Imperatriz era atendida pelo transporte aéreo regular através de hidroaviões (Junker) operados pelo Sindicato Condor, que utilizou o rio Tocantins de 1939 a 1945.

A partir do final da 2ª Guerra Mundial, entrou em operação um aeroporto localizado na área ocupada atualmente por diversos órgãos públicos, dentre eles o Hospital Regional, a Universidade Federal, o Fórum de Justiça e os Colégios Graça Aranha e Dorgival Pinheiro de Sousa.

Em março de 1955, começou a operar neste aeroporto a companhia Cruzeiro, utilizando aeronaves DC-3. Até dezembro de 1967, o aeroporto foi servido regularmente pela a Real - Aerovias Brasil. Em janeiro de 1968, a Varig começou a operar no local, também com a aeronave DC-3, com frequência de dois voos semanais.

Estudos realizados a partir do final da década de 60 indicaram a necessidade de construção de um novo aeroporto, com capacidade de atendimento a aeronaves modernas e com melhores condições de infraestrutura. Foi escolhida uma área situada a 5 km do centro da cidade.

As obras do novo aeroporto foram executadas por administração direta da COMARA (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica), mediante encomenda e indenização do I COMAR (Primeiro Comando Aéreo Regional), e concluídas em 25 de maio de 1973.

Em 3 de outubro de 1980, a Portaria 1.179/GM5 transfere à INFRAERO, a jurisdição técnica, administrativa e operacional do Aeroporto de Imperatriz.

O nome oficial – Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira – foi dado em 2003.

O sitio aeroportuário está inserido dentro da área de atuação do Centro de Controle de Área Amazônico - ACC-AZ. Opera 19 horas todos os dias com excelentes condições e raras interrupções em sua operação.

No inicio de 2011 foi iniciada obra de ampliação na área do terminal de passageiros, com aumento da área do total do terminal de 1.118 m² para 2.164 m ².

Atualmente o aeroporto de Imperatriz conta com voos diários para quatro destinos: Belém (PA), Confins (MG), São Luis (MA) e Brasília (DF). O mais recente desses voos teve início no dia 11 de março de 2014.

O Aeroporto tem grande importância para a região tocantina (que tem o rio Tocantins como referência) e para o sul do Maranhão, sendo o único nesta região a receber aeronaves de porte médio com aviação regular. A área de abrangência cobre mais de 40 cidades vizinhas. A vocação do aeroporto é voltada para o turismo de negócios, devido a importância da cidade neste ramo, além de ser utilizado por passageiros com destino à região de Carolina, cidade também maranhense, distante 220 km de Imperatriz.

 

 

 

 

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL