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Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins
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As origens do aeroporto remontam à pista do Alto da Balança, implantada na década de 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi instalada uma Base Aérea de apoio às forças aliadas e construída a pista 13/31 com cerca de 2.100 m e, em 1963, foi ampliada para 2.545 m.

Em 13 de maio de 1952, a Base do Cocorote, como era conhecida, passou à denominação de Aeroporto Pinto Martins. A escolha do nome foi devida em homenagem ao piloto cearense, Euclydes Pinto Martins (1892 - 1924), natural do município de Camocim, a 380 km da capital, que realizou o primeiro voo entre Nova York e Rio de Janeiro a bordo de um hidroavião, entre setembro de 1922 e fevereiro de 1923.
 
O primeiro terminal de passageiros foi construído em 1966, com aproximadamente 8.200 m² de área construída e capacidade para atendimento de 900 mil passageiros/ano.

A administração do aeroporto foi transferida para a Infraero em 07 de janeiro de 1974 (Portaria nº 220/GM5, de 03/12/1973), quando deu início a uma série de obras de revitalização e ampliação do complexo aeroportuário.

O Governo Federal e Estadual, por meio de uma parceria com a Infraero, iniciou no dia 30 de abril de 1996, a construção do novo Terminal de Passageiros (TPS) e foi classificado como internacional em 1997 (Portaria 393 GM5, de 05/06/1997). O terminal foi inaugurado em 07 de fevereiro de 1998 e entregue totalmente em 17 de junho de 1999 (conforme Termo de Recebimento Definitivo das Obras).
 
Após a inauguração, 14 anos depois, o TPS se prepara para uma nova ampliação. A obra teve início em 04 de junho de 2012 e deverá ser totalmente concluída em fevereiro de 2017.

O Novo Terminal de Logística de Carga

O novo Terminal de Logística de Carga (TECA) entrou em operação em julho de 2009, com um investimento total de aproximadamente R$ 35 milhões. A obra, que consistiu em um terminal, um pátio para aeronaves cargueiras e vias de acesso, vai ampliar a aviação comercial a partir do Aeroporto de Fortaleza.
 
Com o novo TECA, a capacidade será expandida para 5 mil toneladas de carga (importação e exportação), com três câmaras frigoríficas e uma área aproximada de 9.000 m².

O terminal possui área alfandegária, autorizada a operar com importação e exportação de mercadorias. As cargas domésticas continuarão sendo armazenadas nos galpões das próprias empresas transportadoras. As cargas internacionais serão armazenadas exclusivamente no TECA, onde passam pela fiscalização da Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura.

A Nova Torre de Controle

No primeiro semestre de 2009, o Aeroporto Internacional Pinto Martins concluiu a nova Torre de Controle (TWR). A obra teve um investimento total de aproximadamente R$ 23 milhões e teve iniciou em março de 2005. A nova torre possui 40m de altura (a antiga torre tem 18m) e proporcionou maior segurança aos pousos e decolagens.
 
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