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Aeroporto de Juazeiro do Norte - Orlando Bezerra de Menezes

JuazeirodoNorte

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE), maior cidade do interior cearense, devido à sua localização estratégica, equidistante de todas as capitais do Nordeste brasileiro, atende as regiões Centro Sul do Ceará, Noroeste de Pernambuco, Alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí, representando um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico da região. Durante todo o ano atende ao mais variado público devido às muitas potencialidades da região do Cariri, destacando-se o turismo religioso, de negócios e ecológico. A cidade tem forte presença de diversas instituições de ensino superior. As indústrias de calçados fazem de Juazeiro do Norte o terceiro maior polo calçadista do país. Outra atividade que movimenta a cidade são as grandes romarias ao longo de todo o ano, tendo na figura religiosa do Padre Cícero Romão Batista o fator predominante para esses acontecimentos.O turismo contribui também com a economia na região do Cariri, onde se destacam as belezas naturais e tesouros paleontológicos da Serra do Araripe.

Com o fim da administração compartilhada entre o Governo do Estado do Ceará e o Município de Juazeiro do Norte, em 1997, o aeroporto passou a ser responsabilidade apenas do Município. Foi quando a Infraero, mediante convênio, disponibilizou um funcionário orgânico para gerir o aeroporto. Nessa época, o aeroporto ainda tinha o nome de Aeroporto Regional do Cariri, denominação alterada para Aeroporto para Orlando Bezerra de Menezes em 29/12/2000.

Em março de 2002, a administração o aeroporto voltou para o Estado do Ceará, mas, mediante convênio, a Infraero ficou responsável pela total administração do aeroporto, que contava com seus empregados orgânicos na área administrativa, de operações e de navegação aérea.

O aeroporto dispõe em sua infraestrutura de um terminal de passageiros com 900 m² de área, é totalmente climatizado, e tem capacidade instalada para atender 150 mil passageiros/ano. Dispõe de sala de desembarque com esteira de restituição de bagagens, estacionamento público para 60 veículos, pista de pouso e decolagem – em operação – com 1.800 m de comprimento e 45m de largura. Em 2003, a pista foi ampliada em seu comprimento para 2.040 metros, porém ainda aguarda homologação. O pátio de manobras tem 7.800 m² de área, com capacidade para atender, simultaneamente, a dois voos comerciais e possui ainda uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) para informações aeronáuticas.

O terminal de passageiros conserva basicamente a mesma infraestrutura da construção inicial. Algumas obras, como a reforma da pista em 2003, a construção da Seção Contra Incêndio e a reforma da cerca patrimonial em 2006, foram realizadas pelo Governo do Estado; outras, pela Infraero, como é o caso da revitalização do balizamento em 2005, a realocação do PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator = Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão) em 2007 e sua homologação, em 2008.

No período de 2010 a 2012 foram realizadas reformas básicas no Terminal de Passageiros, tais como a revitalização da pintura, aumento da sala de desembarque com instalação de uma esteira de bagagens maior, ampliação da sala de embarque, construção de passarelas para pessoas que necessitam de assistência especial, climatização de todo o TPS e a aquisição de diversos equipamentos para o uso dos passageiros e usuários. Essa obras alavancaram ainda mais o crescimento do aeroporto.

Em 8 de março de 2012, o aeroporto foi transferido para a União. Em consequência foi atribuída à Infraero a sua exploração.

 

 

 

 

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