bt_pesquisa_maior2
Aeroporto de Rio Branco - Plácido de Castro

RioBranco

O Aeroporto Internacional de Rio Branco - Plácido de Castro foi inaugurado em 22 de novembro de 1999 para atender ao fluxo de passageiros e cargas na região mais ocidental do Brasil. Devido às grandes distâncias e às dificuldades enfrentadas nos deslocamentos por vias rodoviárias para outros pontos do País, o aeroporto de Rio Branco (AC) é um importante elo na integração nacional. Além disso, devido à necessidade de rapidez e segurança dos meios de transportes para os setores comercial e empresarial, o aeroporto tem grande relevância para o desenvolvimento do estado e da sociedade acriana. Com a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no estado do Acre (Porto Seco), a previsão é de que os setores de logística de carga e de serviços terão grande incremento e o aeroporto será estratégico nas ligações com os países andinos e com o continente asiático.

Distante 18 km do centro da cidade, o complexo aeroportuário é uma das maiores obras do estado do Acre. Conforto e segurança estão espalhados em 4.292,60m² de área construída. A obra é um marco para o desenvolvimento acreano. Com investimento de US$ 70 milhões, inclui algumas obras realizadas pelo Governo do Estado, entre elas a duplicação da BR-364, onde está localizado o aeroporto, e implantação da rede de energia elétrica. No pavimento superior estão localizados o restaurante e terraço panorâmico climatizado, onde podem ser visualizados pousos e decolagens.

Curiosidade:

Durante a operação de migração para o atual complexo aeroportuário, o antigo Aeroporto Internacional Presidente Médici operou até as 23h59 (hora local) do dia 17 de novembro de 1999, com a decolagem de uma aeronave de linha área regular, cujo destino era a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. A referida aeronave, no voo de retorno, pousou já no novo aeroporto, cuja operação iniciou-se à 0h (hora local) do dia 18 de novembro de 1999.

 

 

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button