O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes equivale a uma pequena cidade em pleno desenvolvimento. Responsável pelo emprego de aproximadamente 4 mil pessoas, entre empregados da Infraero, órgãos públicos, concessionários, empresas aéreas e de serviços auxiliares, oferece uma moderna infra-estrutura aeroportuária.
O aeroporto possui dois terminais de passageiros. Um para atender aeronaves de maior porte, que operam vôos domésticos e internacionais, e outro para receber aviões de menor porte, utilizados em vôos regionais. Além dessa estrutura, o complexo aeroportuário dispõe de três terminais de carga: o Terminal I inaugurado, em 1976; o Terminal II, em 1980; e o Terminal de Cargas III, em 2004.
O Terminal de Passageiros I tem seis pontes de embarque/desembarques, sendo cinco fixas e uma móvel, três salas de desembarque doméstico e uma sala de desembarque internacional, quatro salas de pré-embarque doméstico e uma sala de pré-embarque internacional, cerca de 36 balcões de check-in, estacionamento para aproximadamente 700 veículos e guaritas de segurança espalhadas em todo complexo aeroportuário.
No saguão, o aeroporto oferece uma diversidade de serviços e produtos. Entre eles serviços bancários, oferecidos pelos postos dos bancos do Brasil e Real, além dos caixas eletrônicos dos bancos do Brasil, Itaú, Bradesco, da Amazônia, HSBC e Real. Também dispõe de lojas de artesanatos, bebidas importadas, drogaria, bomboniere, confecções, perfumaria, chocolataria, lanchonetes, cafeteria, locadoras de veículos, casa de câmbio, fraldário, lojas de turismo, tabacaria, sorveteria e táxis. Em seu terraço panorâmico, o aeroporto oferece serviços de chopperia e restaurante.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o terceiro em movimentação de cargas do Brasil, por onde passa a demanda de importação e exportação do Pólo Industrial de Manaus. Por isso, a Infraero investiu na construção do terceiro terminal de cargas do aeroporto, inaugurado no dia 14 de dezembro de 2004.